Ubatuba, natureza exuberante!
Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, a 225 Km da capital, é um daqueles paraísos repletos de detalhes para descobrir.
Terra original dos Tupinambás e Caiçaras, é também uma das regiões mais frequentadas pelas tartarugas marinhas no litoral continental brasileiro.
Quase todo o município está dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, cercado por remanescentes exuberantes da Mata Atlântica.
São mais de 70 praias e 17 ilhas, das mais acessíveis e urbanizadas até as mais desafiantes, para quem prefere enfrentar uma trilha que termina numa praia selvagem.
Praias de Ubatuba
É o caso, por exemplo, da Praia do Deserto. A beleza natural intocada guarda segredos milenares: a praia é também um sítio arqueológico.
Nada menos que 39 praias de Ubatuba se escondem atrás de trilhas que vale a pena percorrer, principalmente pelo visual que oferecem. Algumas, como a que leva à Praia do Almada, são quase desconhecidas e é necessário percorrer acompanhado por um guia local.
Para chegar a outras 32 praias é preciso pegar acessos secundários que também escondem belezas naturais.
Uma das mais afastadas do centro urbano é Camburi, já na divisa com o estado do Rio de Janeiro, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e inserida numa comunidade de pescadores.
Mais preservada ainda é a Praia da Fazenda, sede do Núcleo Picinguaba do Parque. Indo até lá, vale visitar também a Casa da Farinha, com sua roda d’água.
É lá que acontecem as festas folclóricas promovidas pelo Quilombo da Fazenda, com apresentações de dança e capoeira, barracas de comidas típicas e o tradicional almoço quilombola.
Ilhas da enseada de Ubatuba
Para quem prefere as praias com bares à beira mar, a pedida é o trio Lázaro, Sununga e Domingas Dias, uma vizinha da outra.
A opção fica por conta do mar: apesar da proximidade, as ondas são mais tranquilas na Domingas e mais fortes na Sununga, onde há muitas opções de hospedagem. Não deixe de visitar a Gruta que Chora, na Praia da Sununga.
Na zona urbana mesmo, Ubatuba tem oito praias, incluindo a Praia do Saco da Ribeira, ao lado dos centros náuticos, que é o ponto de partida para as ilhas de Ubatuba, algumas delas já em pleno mar aberto, mais apropriadas para o mergulho esportivo do que para um dia ao sol. É o caso da Ilha Rapada e Ilha da Selinha.
O Ilhote Sul da Ilha Anchieta, mais próximo da costa, é outro ponto muito procurado para mergulho. Como se trata de área protegida, é proibido caçar ou pescar ali. E é sempre bom pegar orientações com quem conhece a área antes de mergulhar.
Acessíveis apenas por barco, Ubatuba tem quatro praias: Taquara, Laço da Cavala, Surutuba e Vermelha do Norte.
A Ilha Prumirim também tem uma pequena área de areia, acessível por barco, partindo da praia do mesmo nome. Passando por lá, vale a pena conhecer uma cachoeira com vista para o mar, que tem o mesmo nome da praia e da ilha em frente.
Na verdade uma série de piscinas naturais, a Cachoeira do Prumirim é apenas uma das seis de Ubatuba. As menos acessíveis exigem o acompanhamento de guias que conheçam bem a região.
Aquário de Ubatuba
Também dá para curtir a natureza de Ubatuba no aquário da cidade, que tem um grande tanque oceânico, com 80 mil litros, um dos maiores do Brasil.
Ao todo são 12 tanques de água marinha com moréias, garoupas, baiacus, cavalos marinhos e o tubarão lixa. Em outro tanque, é possível tocar nos espécimes, com a orientação de um monitor.
Há também espécies terrestres, mantidas em ternários e os pinguins, que são uma atração à parte. O Aquário tem uma participação importante na preservação das praias e do mar de Ubatuba, estando envolvido em campanhas de limpeza desde 1996.
Projeto Tamar
A sede do Projeto Tamar na cidade é outra atração de peso. É uma das mais importantes do país e conta com a tradicional infraestrutura do Tamar para visitantes. As tartarugas marinhas atraem mais de 100 mil pessoas por ano ao centro do projeto na cidade.
É lá que vivem as tartarugas albinas, raras e que exigem cuidados especiais. Mais expostas aos predadores por não terem pigmentação, as tartarugas foram instaladas na Base do Tamar de Ubatuba para fins de proteção e estudo.
Venha conhecer Ubatuba!
E se você gostou das nossas dicas não se esqueça de continuar em nosso blog para ficar por dentro das novidades.