Templo Zu Lai, viagem ao Oriente

Templo Zu Lai, viagem ao Oriente

Já pensou em se conectar fisicamente à uma parte do Oriente, sem sair do Brasil? Sim, isso é totalmente possível, indo em um templo budista, em Cotia, na Grande São Paulo.


Jardim dos 18 Arhats

O Templo Zu Lai fica cerca de 40 minutos do centro da capital! Muito perto, então essa é a hora de conhecermos uma religião e cultura totalmente diferente.

Um pouco sobre o Templo Zu Lai

O templo é o maior da América do Sul, possuindo cerca de 10 mil metros construídos e uma área total de 150.000 m2. A obra foi terminada em 2003. O Templo Zu Lai é uma entidade multicultural, que une o antigo com o contemporâneo.

Segundo os coordenadores, lá possui a missão de manter a tradição budista, permitindo seu acesso à todos. Lembrando que eles seguem os ensinamentos do Budismo Humanista, que se baseia em quatro pilares: cultural, educacional, ações sociais e o religioso.

Entrada para o grande pátio

História sobre a construção do templo

Em 1992 o mestre Hsing Yün (ele é um dos maiores referenciais do Budismo, no contexto moderno) veio ao Brasil, para visitar um templo budista de São Paulo. Nesta cerimonia um discípulo pediu ao mestre que deixasse um dos participantes de sua comissão.

Logo, a monja Jue Cheng aceitou a aventura de ficar aqui. E um discípulo ofereceu sua terra para fazer os ritos budistas, o terreno era enorme e eles, de início, construíram um templo pequeno.

Todavia, foi surgindo muitos adeptos, assim necessitou a construção de um templo maior que o antigo. Daí a monja viajou junto com os arquitetos para China e lá eles tiveram a inspiração para construir o templo.

Mas, a obra não começou de imediato, dado que as telhas, parapeitos e afins foram importados da China. Em vista disso, houve um atraso e somente em 2003 a obra foi oficialmente concluída.

O que o Templo pode oferecer?

O Templo é enorme e possui diversas atividades, dentre elas: meditações, cursos, palestras, lojas e eventos.

Os cursos de meditação e conhecimento pessoal, variam de 1 a 30 dias. Dependerá da sua disponibilidade. E quais os benefícios?

Um maior conhecimento interno e controle do estresse. Além do mais, teremos contato com o budismo, que possui uma base muito interessante.

Também, poderá nos oferecer um curso de chinês e até aulas de meditação em chinês. Ou seja, podemos ter uma experiência totalmente imersiva no Oriente.

Estátua de Buda

Condutas

Lembrando que ao irmos no Templo, devemos seguir suas regras de conduta. Eles possuem uma cultura diferente da nossa e abre as portas para sabermos mais, logo o mínimo que podemos fazer é respeitar.

Não podemos tirar fotos do palácio na parte interna, nem usar drones e tripé.

Nem levar nossos pets.

Não fazer books de fotos ou propagandas.

Usar roupa adequada, não usando decotes, chinelos, regatas, shorts e afins.

Não manter contatos íntimos.

Não fazer barulho nas salas.

Horário de Funcionamento

O Templo Zu Lai está aberto de terça-feira à sexta-feira do 12h às 17h e sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h. As segundas não abre, mesmo sendo feriado. A cafeteria e a lojinha funcionam de terça a sexta das 12h às 17h, sábados, domingos e feriados das 10h às 17h, o refeitório abre apenas aos sábados, domingos e feriados do 12h às 14h30.

Como Chegar

De Carro: Para chegar ao Templo Zu Lai de carro é muito simples, é sair de São Paulo pegando a Rodovia Raposo Tavares, entrar na Estrada São Fernando/Rua Fernando Nobre em Cotia. Na Raposo Tavares você passa por dois pedágios. O estacionamento é gratuito.

De Ônibus Comum: Próximo ao Terminal Butantã na Praça Waldemar Ortiz, utilize qualquer ônibus com destino a Cotia, tem o 308 – Cotia, que pode ser pego também no Terminal Barra Funda, nenhum ônibus faz o trajeto direto para o Templo Zu Lai então vai ser necessário descer no Km 29 da Rodovia Raposo Tavares e se quiser ir andando, caminhar cerca de 1 Km pela Estrada Fernando Nobre até chegar ao Templo, outra opção é chamar um Uber.

De Ônibus Fretado da Liberdade: O Templo Zu Lai disponibiliza aos domingos um ônibus fretado até o templo saindo do Bairro da Liberdade em São Paulo, ele sai às 08h30 em frente a loja Ikesaki na Rua Dr. Rodrigo Silva, próximo do metrô Liberdade. O valor é de R$ 15 que é único para ir e retornar a Liberdade por volta das 16h. Não necessita agendar, o ônibus parte pontualmente independente da lotação.

Localização:

Estrada Fernando Nobre, 1461 – Parque Rincão – Cotia – São Paulo.

E então!? Você sabia que isso existia no Brasil? Compartilhe em suas redes sociais para que mais amigos conheçam o Templo Zu Lai. E mantenha-se sempre atento ao blog. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.