São Francisco Xavier, uma viagem no tempo
Que tal dar aquela escapadinha para descansar e curtir uns dias em família longe de todo o estresse da capital?
Para isso há diversas cidades do interior que oferecem com lugares verdadeiramente encantadores, como é o caso de São Francisco Xavier, que está localizado na Serra da Mantiqueira.
O legal é que o local ainda não é muito explorado pelos turistas o que vai garantir a tranquilidade que tanto queremos!
A cidade é um destino de ecoturismo onde há diversos atrativos, como trilhas em meio a mata, cachoeiras e picos que tem uma vista para a serra! Mas quem não curte tanto assim uma aventura pode passear pelo centro da cidade, que está recheado de lojinhas e restaurantes locais.
Comércio e gastronomia
Há muito artesanato nessas lojinhas, tudo obra dos moradores locais, bem aquelas cidades do interior mesmo, sabe?
Os restaurantes do centro têm aquela comida típica de interior, e bem caseira, com todos os ingredientes do próprio local, os chefes adoram favorecer o uso dos produtos naturais da Serra da Mantiqueira, e a trufa e o shitake é o que se destaca por aqui.
Mas também há opções de comida japonesa e de pizza para quem optar por algo diferente.
Hotéis e pousadas
As pousadas por aqui é outro atrativo, existem várias! E todas elas oferecem uma série de opções como massagem prática de ioga, meditação, e claro, um café da manhã típico do interior com uma paisagem daquelas.
As pousadas são perfeitas para aquela viagem romântica, ou então para levar a família toda e cada um curtir uma atração diferente.
A trilha por aqui costuma ser bem aberta, o que de início fica mais acessível ao turista, lembrando que se você for em uma época mais fria (de Maio até Agosto) pode pegar temperaturas mesmo baixas, por isso prepara uma roupa quente e confortável se deseja fazer a trilha.
Logo de cara a trilha começa com um descida para chegar até a primeira atração: a Cachoeira da Mata, se você for no verão pode aproveitar mais (mesmo a água sendo gelada) no frio fica um pouco mais complicado, mas garantimos que a vista vale (muito) a pena.
Como nessa parte a trilha acompanha bem a cachoeira fica bem estreita, por isso é necessário ter mais atenção nessa hora. Só nessa primeira parte você vai conhecer mais cachoeiras, como a da Mata, dos Taperás, da Mina e da Escada, todas estão mesmo em meio a vegetação.
Durante o seu percurso você também vai se deparar com diversas piscinas naturais da região, e que nem precisamos comentar que é um show a parte!
Mirante Pouso do Rochedo
Há trilhas diferentes que podem levar você ao primeiro mirante, geralmente essas trilhas tem bastante subida para chegar até lá.
Chegando ao Mirante Pouso do Rochedo você vai se deparar com 1800 metros de altura em relação ao nível do mar, você vai ter por aqui uma visão sensacional de toda a serra, por mais cansativo que possa ser é surpreendente a vista do local.
Aproveite para descansar observando a bela paisagem, pois ainda há mais. Se você curte aventura e quer explorar cada cantinho da região precisa ir até o Mirante do Cruzeiro.
Assim, continue seguindo a trilha, durante todo o trajeto é possível ter acesso a bicas com água molhada, e as cachoeiras vão continuar te acompanhando por todo o caminho, você vai se deparar com a Cachoeira do Degrau Furado, Cachoeira Santa Bárbara (que é a maior delas) e a cachoeira da Gruta.
Ou seja, a trilha vai te proporcionar todo o tempo um grande contato com todos os elementos da natureza, além de claro, te presentear com belas paisagens!
Mas assim como qualquer trilha é cansativa, e precisa de disposição! Talvez quem não é tão aventureiro não curta tanto, mas recomendamos que todos deem uma chance de se aventurar por aqui.
Mas mesmo não gostando de trilha curtir um final de semana por aqui não é nada mal, pois como vimos no início do artigo a cidade tem muito para oferecer ao turista.
E aí, malas prontas?
E se você gostou das nossas dicas de hoje não se esqueça de compartilhar o nosso artigo e continuar em nossa página para conferir muito mais!