Pátio do Colégio, tudo começou aqui! 

Pátio do Colégio, tudo começou aqui! 

Para quem quer conhecer a história da maior cidade do hemisfério sul, não pode deixar de visitar o Pátio do Colégio, que é o local onde a cidade foi fundada em 1554, pelos padres jesuítas Manoel da Nóbrega, o noviço Pe. José de Anchieta entre outros. O objetivo era catequizar os índios da região.

Em 25 de janeiro de 1554 foi realizada a primeira missa e a cidade recebeu este nome porque foi a data da conversão do apóstolo Paulo em cristão.

Placa

O Pátio do Colégio é um sítio arqueológico onde são encontrados fragmentos da construção original do Séc. XVI, isto porque a construção atual é uma réplica, que foi inspirada em gravuras, fotos e registros antigos. Inclusive só resta uma parede original, que foi preservada, feita de taipa de pilão.

O local já sofreu várias demollições e reconstruções, inclusive o prédio já foi sede do Governo Paulista entre 1765 a 1912.

O local da construção do Colégio dos Jesuítas foi escolhido estrategicamente, para transporte e se defender de invasores, numa colina, entre dois rios: o Anhangabaú e o Tamanduateí. Os jesuítas tinham o apoio do cacique da região, o índio Tibiriçá.

Marco da Paz

O Marco da Paz foi projetado por um italiano, Gaetano Brancati Luigi, que viveu o terror da guerra quando criança e tinha na lembrança os sons dos sinos quando a guerra acabou. Desta maneira, quis homenagear a Cidade de São Paulo.

Estátua do Pe. Anchieta catequizando a índia Bartira ao fundo

O conjunto arquitetônico e histórico contempla a Igreja, o Museu Anchieta, a Cripta, o Café dentro do Pátio do Colégio, o Marco da Paz, o Obelisco e as Secretarias no entorno. Secretarias estas, muitas projetadas pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Na Igreja tem um anexo onde se encontra parte do fêmur do Pe. Anchieta.

Secretaria da Justiça

Uma das Secretarias que existem no entorno do Pátio do Colégio, muitas projetadas e construídas pela empresa de arquitetura de Ramos de Azevedo.

O Obelisco é um monumento de 24m de altura, chamado de “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”, onde no topo se encontra a estátua de uma mulher, representando a Cidade de São Paulo e embaixo está representado a primeira missa.

Este lugar é o berço de Sampa. Vale muito a pena reviver essa história linda!

Para maiores informações:

https://www.pateodocollegio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.