PARATY, belezas naturais e culturais

PARATY, belezas naturais e culturais

Paraty é uma cidade que tem o status de terra dos artistas, então, é o lugar perfeito para quem aprecia a cultura brasileira. Localizada a 258 quilômetros da capital do Rio de Janeiro, no litoral sul, o município tem no seu centro histórico conservado uma das principais atrações.

O destaque é a sua arquitetura típica do Brasil Colônia. O cenário natural de Paraty também é de tirar o fôlego, seja pelo fato de ser cortada por dois rios, seja pela sua orla recortada e repleta de pequenas ilhas e inúmeras praias.

São 60 ilhas e 90 praias, das quais muitas podem ser acessadas somente por meio de trilhas e passeios de barco. O conjunto da obra oferece paisagens encantadoras e inesquecíveis.

Por isso mesmo, a cidade é uma das mais conservadas em termos de natureza, possuindo muitos parques e reservas ecológicas.

Onde ficar em Paraty

A maior oferta de acomodações em Paraty é no centro histórico, da onde é possível seguir com facilidade para muitos dos principais pontos turísticos da cidade. No entanto, os turistas que preferem se hospedar mais perto da natureza encontram várias opções.

De qualquer forma, não existem as grandes redes de hotéis, sendo priorizadas as acomodações intimistas e charmosas. Mesmo assim, há opções para todos os bolsos, inclusive, casas coloniais, antigas e confortáveis, para viver de verdade a cultura local.

Os preços mais salgados estão no centro histórico, sendo que hospedagens mais econômicas são encontradas no entorno dessa região. Porém, é onde está o centro comercial e o gastronômico, embora a orla dessa parte funcione como porto e não praia.

O centro de Paraty também é uma ótima opção e hospedagem, além de ter preços mais acessíveis, ser estratégico e onde se pode chegar de carro até a acomodação, o que no centro histórico não é possível. Nele, está liberada apenas a circulação de pedestres.

Já quem prefere ficar mais longe do centro e mais perto das praias pode escolher entre alguns bairros. É o caso do Caboré, logo após a ponte de um dos rios que corta a cidade. Enquanto isso, Jabaquara e Pontal ficam à beira mar.

Mas quem prefere se hospedar em meio à Mata Atlântica vai preferir a região da Rodovia Paraty-Cunha, onde estão pousadas à beira de riachos e pertinho de lindas cachoeiras. Ainda mais distante do centro, está Trindade, recanto das mais lindas praias de Paraty.

Lago Azul em Paraty

O que fazer em Paraty

São inúmeros os pontos turísticos para conhecer em Paraty. Começando pelas praias, uma região imperdível é Trindade, inclusive, a belíssima praia do Meio. Há também a praia de Fora, com estrutura completa, onde se pode passar o dia e experimentar a culinária local.

Outras praias que se destacam é a tranquila e belíssima praia da Lula, da onde partem os passeios de escuna. Nesses roteiros é possível conhecer várias praias e ilhas da cidade, entre elas, a praia Vermelha, da Conceição e as ilhas Comprida e da Cotia.

Paraty é ainda um destino para a prática de esportes, como canoagem oceânica, surf, vela e, claro, o mergulho em suas águas cristalinas e calmas, inclusive, na Baía da Ilha Grande.

Já a canoagem pode ser feita na Baía da Cajaíba e no Saco do Mamanguá. E o surf em praias como da Sumaca e Sono, além de outras mais.

Dicas de atrações em Paraty

Quanto às atrações culturais que se destacam, estão o Chafariz do Pedreira, na entrada de Paraty; o encantador Sobrado dos Bonecos e a capela Passos da Paixão; e o Mercado do Peixe para comprar verduras e frutas à beira mar.

Não deixe ainda de visitar a Rua da Praia, com o seu antigo e conservado casario; a Rua Fresca, com o Sobrado dos Orleans e Bragança; e o Centro de Artes e Tradições Populares, situado no Forte Defensor Perpétuo.

Há muitas outras igrejas, prédios seculares, monumentos e capelas para visitar. Por isso, organize bem o seu roteiro, de acordo com os seus interesses. Além disso, a cidade realiza inúmeros eventos.

Alguns deles são a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece 50 dias após a Páscoa; o Festival da Cachaça, em agosto; o Festival Internacional de Fotografia; e o Encontro de Teatro de Rua, entre outros. É o caso da famosa Festa Literária Internacional, entre julho e agosto.

Centro Histórico – Estilo Colonial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.