Jardim Botânico de São Paulo
Pode não parecer, mas dentro da cidade de São Paulo, existe um paraíso, rico em biodiversidade, chamado Jardim Botânico. Muitas espécies da flora e da fauna da Mata Atlântica convivem em harmonia, neste verdadeiro oásis, no coração da metrópole. É um parque muito agradável, tranquilo e bem cuidado.
Tudo começou em 1928, quando o Governo do Estado de São Paulo convidou o naturalista Frederico Carlos Hoehne para implantar e projetar o Jardim Botânico. Nesta época o local era ocupado por sítos e chácaras. O parque foi oficialmente inaugurado em 1938. Três afluentes do riacho Ipiranga nascem no parque. Parte do rio Ipiranga passa dentro do Jardim Botânico.
Em suas margens, em 1822, Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil. O registro está no verso “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”, do Hino Nacional.
Possui uma área de 360 mil metros quadrados. Tem área de piquenique para até 20 pessoas. Lugar lindo, propício para tirar fotos pessoais. Não é permitido fazer churrasco ou fogueiras, andar de bicicleta, patins ou skate, nem animais de estimação.
Algumas das atrações do parque:
Entrada das Palmeiras. Tem também a Trilha da Nascente, trilha suspensa. Duas estufas, uma com o bioma da Mata Atlântica e outra com o bioma do Cerrado. O Túnel de Bambu. Lindo Lago das Ninféias. O Castelinho, feito de madeira e barro. Escadaria Histórica de 1894. O Jardim de Lineu, entre outros.
Tem muita acessibilidade para cadeirantes, inclusive no Jardim dos Sentidos, onde o público pode tocar e sentir o aroma das plantas e flores. Mais de 380 espécies de árvores do Brasil e do mundo.
Ótimo para curtir com a família!! Venha conhecer!!
Endereço:
Av.: Miguél Stéfano, 3031 – Água Funda – São Paulo – SP – 04301-902 – Telefone: (11) 5067-6000
Horário
terça a domingo e feriados, das 9h às 17h
Durante o horário de verão: 9h às 18h
Fechado: sexta-feira santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro