Campos do Jordão, a Suíça Brasileira
Não é à toa que Campos do Jordão é conhecida como a Suíça Brasileira, o charme arquitetônico e o clima de montanha são algumas características que a aproximam do país europeu. Em parte, isso porque a cidade está situada na Serra da Mantiqueira.
Dessa maneira, é o mais alto município brasileiro, a 1628 metros de altitude, além de estar a 173 quilômetros da capital São Paulo. Portanto, é no inverno quando recebe o maior número de turistas, que costuma ser bem alto.
No entanto, é um destino agradável para todas as épocas do ano, inclusive, no outono. Assim, até mesmo quem pouco aprecia as baixas temperaturas pode degustar uma das principais atrações turísticas: o chope artesanal.
Onde se hospedar em Campos do Jordão
Campos do Jordão é uma cidade relativamente pequenas e, mesmo assim, oferece uma ampla rede hoteleira, não só em termos de quantidade, como também de variedade. Quem deseja fazer uma viagem realmente inesquecível, pode até mesmo de hospedar em um castelo.
Já quem busca praticidade para aproveitar as atrações turísticas e ficar mais próximo do agito noturno pode se acomodar no bairro Capivari. A região possui vários bares e choperias. No entanto, quem busca uma viajem romântica vai preferir uma pousada nas montanhas.
Nesse caso, existem boas opções espalhadas pela cidade. Além disso, Campos do Jordão conta com resorts cinco estrelas e mesmo hospedagens para bolsos mais econômicos. Mas quem para quem deseja economizar, a dica é visitar o destino fora da alta temporada.
Não só no verão, quando existem as atrações natalinas, como na primavera florida e no frio ameno do outono. Nessas estações, os preços das acomodações caem.
Atrações turísticas de Campos do Jordão
No Capivari estão muitas atrações turísticas de Campos do Jordão. Entre eles, o teleférico que, mesmo sendo o sistema mais antigo do país, oferece um ótimo passeio. É possível embarcar na praça da Estação do Capivari e subir e descer o Morro do Elefante.
Lá de cima se tem uma vista completa da região, além da possibilidade de comprar uma lembrancinha nas barracas. Se preferir, é possível subir de carro ou com o Trenzinho da Montanha.
Outro passeio divertido para fazer com a família ou os amigos é o de Maria Fumaça. Inicia na estação Emílio Ribas e segue até a Abernéssia, mesmo sendo um trajeto curto, consegue-se conferir a linda paisagem da cidade.
No clima cultural do destino, mais uma dica é visitar o Palácio Boa Vista, sede de inverno do governo estadual, um pouco distante do centro. O prédio em si já é uma atração, sendo que a construção iniciou em 1938 e só foi concluída em 1964, para ser residência oficial de veraneio.
Nos anos 70, se tornou monumento de visitação pública e, hoje, funciona como centro de arte também. Assim, possui mais de 3 mil obras de arte, as visitas guiadas são gratuitas e anexo está a Capela de São Pedro Apóstolo.
O que mais conhecer em Campos do Jordão
Quem gosta de história e arte deve conhecer o Museu Felícia Leirner, com obras da escultora ao ar livre. O local fica em um parque, onde está o auditório Cláudio Santoro, que recebe o Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos principais eventos da cidade.
Ao ar livre também é possível visitar o Horto Florestal, onde é você pode fazer trilhas em meio à mata. Esses pontos turísticos também estão mais distantes da região central, assim como Os jardins do parque Amantikir e o borboletário Flores que Voam.
No entanto, vale a pena organizar a agenda e buscar as agências que realizam os passeios para desfrutar das belezas naturais de Campos do Jordão. Já mais próximo do centro, você pode visitar o Museu Casa da Xilogravura, que fica em um antigo monastério.
De xilogravuras, é o maior do pais, além de contar com entalhes em madeira, biblioteca e oficinas. E pertinho dele está a fábrica do Chocolate Araucária, onde é possível aprender como essa gostosura é fabricada, além de visitar o Museu do Chocolate.
Embora haja muito mais o que conhecer, outra dica é o Bosque do Silencio que, mesmo sendo na região central, conta com tirolesas, arborismo e minigolfe. Você pode ainda fazer trilhas em meio ao verde, atravessar passarelas de madeira e se divertir muito.