Memorial da América Latina
Quem visita a cidade de São Paulo, tem uma ótima opção de lazer, no bairro da Barra Funda. É o Memorial da América Latina, um centro cultural, artístico, político e social, que engloba todo universo latino americano.
Idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e com sua arquitetura projetada por Oscar Niemeyer, o local impressiona pelas formas exóticas, distribuídos pelos mais de 84 mil metros. Foi inaugurado em 18 de março de 1989.
Todo o Complexo é formado por vários edifícios: o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simón Bolívar e o Anexo dos Congressistas. Os edifícios estão separados em duas partes e são interligados por uma passarela.
No espaço acontecem debates, palestras, manifestações culturais, eventos de dança e assuntos relacionados à comunidade Latino-Americana.
Salão de Atos Tiradentes
Local onde se encontram 6 painéis de concreto com imagens em baixo relevo, com obras dos artistas Carybé e Poty, onde retratam a saga dos povos pré-colombianos, chegada dos europeus até os dias de hoje. É palco de exposições e eventos.
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Com um acervo de mais de 42 mil volumes, tendo como principais frequentadores, os pesquisadores, mas também é aberto ao público. A biblioteca disponibiliza um serviço de áudio livro, para pessoas com deficiência visual, pessoas com baixa escolaridade e idosos.
Tem também um mini auditório, onde se apresentam vários músicos, além de debates e palestras.
Praça Cívica
Espaço aberto com mais de 12 mil metros, com capacidade para mais de 40.000 pessoas, onde no centro, se encontra a famosa “Mão da América”, criada por Oscar Niemeyer. Local de festas, espetáculos, oficinas relacionados aos povos do continente.
Galeria Marta Traba
É uma área de exposições de curta e média duração, com obras de artistas iniciantes e consagrados. Era um antigo restaurante em formato circular.
Pavilhão da Criatividade
Com exposições permanentes, o espaço conta com obras de países como Brasil, México, Peru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai …É também onde se encontra uma enorme maquete da América Latina, em relevo,vale a pena conferir!
Auditório Simón Bolívar
Nesse auditório já passaram grandes artistas nacionais e internacionais, grandes orquestras como a Filarmônica de Israel e o maestro Zubin Mehta. É local de convenções, seminários, palestras, que atraem a atenção de personalidades do mundo todo.
Anexo dos Congressistas
É onde se desenvolvem atividades diplomáticas, acadêmicas, encontro de intelectuais, com lugares para 100 pessoas.
E como chegar!?
O Memorial fica na Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, com fácil acesso pelo metrô, trem e Terminal de ônibus Barra Funda, fica aberto de terça à domingo, das 9 às 18 h.