Expresso Turístico em São Paulo
Voltando um pouco no tempo e lembrando dos tempos de trilhos, isto é, dos trens, temos uma boa notícia para os moradores de São Paulo: o Expresso Turístico.
Os passeios de trem, em determinadas épocas, eram muito importantes para o país. E agora eles estão de volta.
Trazendo uma nostalgia e fazendo uma viagem através da arquitetura, cultura e meio ambiente do caminho percorrido.
O expresso turístico, é um serviço que tomou forma por meio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, mais conhecida pela sigla CPTM.
Apesar do trem ter sido fabricado na década de 60, ele passou por uma restauração e renovação completa. Os trens trafegam a cerca de 40 km/h e são totalmente seguros de serem usados.
Se você sempre sonhou em andar de trem, mas não teve oportunidade, essa é a sua chance! Aliar o passeio de trem à um momento de lazer e também histórico.
Se interessou? A gente tem algumas informações para te passar sobre esse passeio, continue lendo:
- Trajetos
Apostamos que foi o seu primeiro pensamento ao saber do passeio de trem. São Paulo é um estado muito grande, isso é fato. Então, as informações de trajeto precisam estar bem detalhadas. Vamos à elas:
Por enquanto, o roteiro só tem três destinos. É limitado, mas com certeza tende a crescer.
O trem sai da mesma estação, a Estação da Luz – CPTM. Um local muito preservado e importante na história da cidade.
- Jundiaí
Sai da Estação da Luz e vai até o destino final, Jundiaí.
Durante a viagem até Jundiaí, você pode contemplar diversos tipos de arquitetura ao longo do caminho. Sem falar na paisagem e na natureza exuberante, típica vista de locais do interior. É um percurso de cerca de 60km.
Apesar da companhia de trem não ter vínculos com o turismo, apenas a viagem, há algumas dicas fornecidas de turismo pela cidade:
Circuito das frutas
Circuito que reúne cerca de 10 municípios da região, para fortalecer o turismo rural e a produção de frutas desse polo. São realizados muitos eventos relacionados à essa temática.
As que obtém mais destaque nesses municípios são: morango, goiaba, acerola, figo, uvas, entre diversas outras.
Passeio na Serra do Japi
Um destino relacionado ao meio ambiente, assim como o circuito das frutas. Entretanto, o roteiro ecológico de Jundiaí, leva os turistas para uma propriedade particular na Serra do Japi. Um local repleto de Mata Atlântica, diversidade ecológica, montanhas, matas e bosques.
- Mogi das Cruzes
Sai da Estação da Luz e o destino final é até Mogi das Cruzes.
Com um percurso de 48km de distância da cidade de São Paulo, o destino de Mogi das Cruzes é muito conhecido por ser um grande produtor de flores. E assim como Jundiaí, também participa do Circuito das Frutas.
Parque Neblina
Trata-se de um passeio feito em uma reserva privada, do proprietário Suzano Papel e Celulose.
O Parque Neblina tem muita cautela em relação à biodiversidade, a preservação e o cuidado para com o meio ambiente, e é claro, a restauração da Mata Atlântica.
Museu Arqueológico do Carmo
Perfeito para quem gosta de roteiros culturais. O Museu Arqueológico do Carmo carrega uma grande história em Mogi das Cruzes.
Há muitos itens de arquitetura, escultura, assim como também objetos históricos e relacionados à arqueologia.
- Paranapiacaba
Assim como Jundiaí e Mogi das Cruzes, o roteiro se inicia na Estação da Luz. E nesse caso, termina em Paranapiacaba.
Possui um trajeto de cerca de 48km, isto é, aproximadamente 1h30 de viagem. No inverno, Paranapiacaba tem festivais com estrelas da MPB, rock e outras diversas atrações.
Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
Ótimo passeio ecológico, para estar conectado com a natureza e suas belas vistas.
O Parque das Nascentes, visa preservar com todo o cuidado possível, a Mata Atlântica – a grande protagonista do parque. A flora e a fauna local são únicas e muito extensas.
Serra do Mar
Outro passeio ecológico e um tanto quanto cultural e histórico.
Além de trilhas pela Mata Atlântica, conta com a vila ferroviária inglesa – São Paulo Railway. Junto a estação rodoviária, ainda há o Museu Tecnológico Ferroviário. Parada obrigatória, hein!
Pelo clima e o visual da Serra do Mar, é impossível não associar à um cenário inglês da época. Ainda mais, com neblina e a réplica do relógio Big Ben.
Aproveite o passeio e os roteiros que as cidades têm a oferecer! Boa viagem!