Paranapiacaba, uma viagem na história!

Paranapiacaba, uma viagem na história!

Paranapiacaba, nome difícil de se pronunciar, mas cujo a beleza é fácil de se descrever. Já que possui uma história repleta de coisas que poderíamos ficar o dia inteiro contando!

Além do mais, se você é apaixonado pelas locomotivas, sugiro você visitar essa pacata cidade histórica. Mas, não se desespere, pois iremos falar tudo sobre este pequeno distrito de Santo André, na Grande São Paulo.

Museu do Funicular

Neste artigo imperdível e completo, abordaremos sobre:

– História por trás da cidade

– Pontos turísticos

– Dicas para quem deseja visitar a cidade.

– E muito mais!

Acompanhe-nos!

Qual é a história dessa pequena vila?

O primeiro ponto que analisaremos dessa pequena cidade será sua origem, a qual tem muito a contar! Assim, mergulhe nessa história!

Primeiramente devemos saber que o distrito foi fundado em 1862, para ser a sede do controle operacional e residências para as pessoas que trabalhavam na companhia ferroviária.

Lá fazia transporte de cargas e também de pessoas, do interior de São Paulo para o Porto de Santos.

O terreno foi concedido para ser sede da empresa britânica São Paulo Railway, a construção dessa pequena vila começou em meados dos anos 1860, tendo muitas dificuldades na época, por conta do terreno ser íngreme e conter muitas rochas, tanto é que não se usou explosivos.

O negócio da locomotiva levou muita riqueza à cidade e em 1896 começou a se construir uma vila, que se chamava Alto da Serra, mas acabou mudando seu nome para Paranapiacaba.

Vagões antigos

A vila em si tem um estilo inglês, todas as construções foram feitas em madeira. Além disso, podemos resumir que ela foi feita para ser uma vila de trabalhadores das ferrovias

Já passando para 1956, nesta época houve um grande acidente. No qual o trem quase descarrilhou, mas pela astúcia do senhor Romão Justo Filho, o trem não saiu da linha.

Ele evitou a morte de 150 pessoas. Além desse, houve mais alguns incidentes, moradores teriam relatado que os cabos da ferrovia eram péssimos e sempre havia rompimento deles.

Por fim, em meados dos anos 60, a cidade tentou se emancipar, todavia não conseguiu e até hoje é uma cidade onde os trens fazem parte da vida da população.

Vamos conhecer os pontos turísticos?

Agora que já sabemos mais sobre essa pequena vila, já podemos conhecê-la e saber mais sobre seus pontos turísticos,os quais são muitos, sendo para a família toda.

Museu Funicular: este museu mostrará o porquê de a cidade ter se tornado uma cidade tão rica. Lá temos várias ferramentas, as quais foram utilizadas na época, além de conter o Prédio da Máquina.

Aliás, temos uma amostra completa de vagões: funerários, de carga e pessoas. Ou seja, se deseja saber como as pessoas viviam naquela época, visite este museu. O preço é bem em conta.

Museu da Mansão: deseja ver uma casa de luxo da época e ter a melhor vista de toda a cidade? Então vamos para o museu da Mansão ou Castelo, lá era a morada do engenheiro chefe da estação.

Encontraremos: móveis luxuosos, mapas da ferrovia e uma vista de se deslumbrar!

Parque Natural Municipal Nascentes: todos nós necessitamos do contato com a natureza e é isso que faremos nessa vila cheio de trilhos. Podemos explorar o parque de lá, o qual possui seis trilhas de pura aventura no meio da Mata Atlântica.

Por conta da sua localização exuberante, podemos achar bromélias, orquídeas e toda a fauna e flora da região. Contudo, devemos lembrar que todas as trilhas poderão ser feitas somente com o serviço da Prefeitura. Todavia, compensa fazermos um esforço para irmos!

Pátio Ferroviário

Cultura do Cambuci

Paranapiacaba é conhecida também como a Capital do Cambuci, que é uma fruta muito comum na região. É mais um atrativo para a vila, já que dá para se fazer, bolos, doces, sucos, bebidas alcoólicas e beneficia a economia do local. Venha experimentar essa delícia!

Festivais em Julho

Em julho, no auge do inverno, geralmente acontecem vários eventos musicais e culturais na cidade, o que atrai muitos turistas e a mesma fica pequena para tanta gente. Venha preparado para tirar várias fotos, principalmente ao cair da tarde, quando a neblina transforma a vila numa cidade europeia!

Dicas essenciais!

Primeira dica: não esqueça do protetor solar e repelente. Devemos levar o protetor solar, pois é uma região de grande insolação, além do mais está ao lado da Mata Atlântica, logo tem muitos mosquitos.

Segunda dica: se for fazer a trilha, vista roupas que protegem, então leve sapato fechado e roupas confortáveis. Além, de um guarda-chuva, esse adereço será indispensável.

Terceira dica: leve tudo o que precisar, porque lá é uma vila muito pequena. Assim não acharemos objetos especializados ou específicos. Por isso, leve tudo o que necessita.

Casas de Madeira

Como chegar?

De Transporte Público:

À Partir de São Paulo – SP – Trem + Ônibus:

Embarque na Estação Brás com destino à Estação Rio Grande da Serra – linha 10 – Turquesa (pegar o trem em torno das 07:00 h),

Ao chegar na mesma, atravesse os trilhos, siga à direita, por aproximadamente 50 metros, até o ponto final do ônibus Paranapiacaba – 424.

Após o embarque desça somente no Ponto Final, que fica na Parte Alta de Paranapiacaba.

Ficou com vontade de conhecer Paranapiacaba? Está esperando o que então? Comece a arrumar as malas hoje mesmo! Ah, e não se esqueça de ficar sempre ligado em nosso blog.

Conheça como Viajar gastando Pouco!!

Clique Aqui

2 comentários sobre “Paranapiacaba, uma viagem na história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.