FLORIANÓPOLIS, a ilha da magia
A capital catarinense é famosa pelas suas lindíssimas praias. Há opções para todos os gostos, bolsos e idades. Afinal, existem praias bastante badaladas para o público jovem, de mar calmo para famílias com crianças e seguras para os naturalistas.
Além disso, Florianópolis é uma cidade que fica, principalmente, em uma grande ilha, embora parte esteja no continente e possua ainda algumas pequenas ilhas. Essa característica peculiar confere ao local um belíssimo litoral recortado, repleto de enseadas.
E se você deseja saber tudo sobre esse destino paradisíaco, quais as melhores opções para se hospedar e que atrações não podem faltar na sua viagem, continue lendo este artigo.
Onde se hospedar em Florianópolis
Existem boas acomodações em toda a capital de Santa Catarina, sendo possível se hospedar tanto no centro da cidade ou nas suas inúmeras praias. Portanto, o melhor local para ficar depende do objetivo da sua viagem.
Quem deseja conhecer os pontos turísticos culturais e históricos pode se acomodar no centro, sendo que para seguir para as praias há um transporte coletivo eficiente. Já se a sua ideal é aproveitar exclusivamente o sol e a praia de Florianópolis o mais indicado é ficar nas praias.
Para curtir a região mais movimentada, uma dica é escolher a acomodação no bairro Lagoa, junto à Lagoa da Conceição. Além de ficar perto das praias, como Joaquina e praia Mole, é possível aproveitar o comércio local e o agito noturno.
Mas se a pretensão é ficar em um hotel à beira-mar, o mais apropriado é escolher o norte da ilha, como a praia dos Ingleses e Canasvieiras. E o sul da ilha é a melhor opção para os turistas que buscam bastante sossego. Algumas praias são Campeche e Armação.
O que fazer em Florianópolis
Quando se falar na ilha de Floripa, como é carinhosamente chamada, o mais comum é pensar em todas as suas belezas naturais. No entanto, a cidade também é rica em história e os visitantes que desejam conhecê-la podem iniciar o passeio no Mercado Público.
O local é perfeito para experimentar a culinária local, inclusive, grande variedade de peixes. Não deixe anda de conhecer o seu famoso relógio centenário. Na região central também estão o Museu Victor Meirelles e a galeria de arte da Fundação Cultural Badesc.
Ambos os espaços contam com exposições permanentes. O Museu Histórico de Santa Catarina no antigo Palácio Cruz e Sousa é mais uma atração cultural. E, durante o trajeto pelas ruas centrais da cidade, os turistas podem fazer o Roteiro Autoguiado do Centro Histórico.
São 25 pontos turísticos, iniciando na Catedral Metropolitana, seguindo para os sobrados oitocentistas, Cais Frederico Rolla, Casario da Rua Conselheiro Mafra e muitas outras atrações. O final do roteiro é no Teatro Álvaro de Carvalho.
O passeio de três horas é feito a pé e está sinalizado no piso com mosaicos do Boi de Mamão, figura folclórica. Essa é uma forma de visita os principais pontos turísticos da cidade, que incluem ainda museus, praças e monumentos.
O que mais visitar na capital catarinense
Na hora de seguir as praias, é difícil escolher quais visitar, pois são muitas. A Lagoa da Conceição pode ser o ponto de partida para as praias do Leste, mas antes, faça o delicioso passeio de barco pela lagoa, desfrute da noite badalada e das lindas paisagens.
A Praia da Joaquina, que fica próxima, conta com larga faixa de areia, muitas dunas e surfistas. A Mole também é reduto dos apreciadores do surfe e de quem busca agito nos bares. Perto está ainda a Barra da Lagoa, ideal para deliciosos banhos de mar.
Já a Praia da Galheta é ideal para os nudistas. No Norte da ilha, além da praia dos Ingleses e de Canasvieiras, com clima mais familiar, outras são Jurerê Internacional, onde se pode visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa.
Praia Brava e praia do Santinho são outras, perfeitas para quem procuram mais agito, sendo também indicadas para a prática de esportes, como o surfe. No Sul da ilha, Armação e Ribeirão da Ilha se destacam por serem comunidade históricas.
Já Campeche e Morro das Pedras são redutos de surfistas. Enquanto isso, Pântano do Sul e Praia dos Açores possuem águas mais calmas, ideais para a família desfrutar de um dia lindo de sol e para degustar a gastronomia local.